Desidratação de lamas

Atualmente, estão disponíveis diferentes tecnologias para a desidratação das lamas provenientes das estações depuradoras de águas residuais. De entre as mais conhecidas e utilizadas estão os filtros banda, os filtros prensa, as centrífugas, e, mais recentemente, parafusos desidratadores, que estão a tornar-se cada vez mais importantes devido à sua simplicidade tecnológica e flexibilidade de funcionamento.  

O desidratador de parafuso é um sistema eficiente de tratamento de águas residuais capaz de tratar diferentes tipos de lamas e águas residuais industriais numa única unidade operacional. O interior da sua estrutura é composto por placas de anéis separadores cilíndricos fixos e móveis. O movimento de rotação com o parafuso de passo variável proporciona um processo de desidratação contínuo e a sua conceção elimina potenciais obstruções.  

Este sistema está a ser implementado cada vez mais frequentemente pela Bondalti Water, uma vez que atinge os níveis mais elevados de desidratação com as lamas estabilizadas aerobicamente, bem como com as lamas digeridas e as lamas de flotação. Este método de desidratação de lamas de ETAR com parafusos desidratadores foi concebido exclusivamente para ser um sistema totalmente automatizado, capaz de iniciar, funcionar e parar sem a intervenção do operador.